domingo, 9 de outubro de 2016

A Química da Meteorologia: Chuvas Ácidas (Aula 03)


Ano: 1º Ano do Ensino Médio
Etapa: 3º Bimestre (MS)
Componente Curricular: Química
Conteúdo: Equilíbrio Iônico da Água: pH e pOh.

Objetivos
  • Compreender o conceito de pH e pOH
  • Compreender como ocorre a formação de chuva ácida
  • Identificar os impactos das chuvas ácidas no meio-ambiente

Carga Horária: 3 horas/aula
Aulas Anteriores: Aula 01 / Aula 02

3º Aula - Medindo a Acidez da Chuva

Para o desenvolvimento dessa aula é desejável o uso do Laboratório de Química.

O objetivo dessa aula é mostrar como é aferido o pH e como esse método pode ser aplicado para aferir o pH da chuva.

Nessa aula os alunos irão medir o pH da água. Essa aula pode ser realizada de duas maneiras: usando água coletada da chuva ou usando fontes de água com acidez variáveis.

Embora o ideal seja o uso de água da chuva, pode ocorrer que o período em que aula for ministrada seja um período de estiagem e como a água estocada pode sofrer com alterações no seu pH original, o professor poderá preparar as soluções que servirão como "água da chuva".

Nessa atividade o professor pode também ensinar os alunos a desenvolverem seus próprios indicadores:

"Os sucos de alguns vegetais e outras plantas podem funcionar como indicadores de pH, ou seja, de quão ácido ou básico é uma substância. Por exemplo, ao cozinhar uma couve vermelha até ficar macia, se adicionado o suco liberado a um ácido, tal como o vinagre, o mesmo tornar-se-á vermelho. Já em uma base, como a amônia, o suco tende a tornar-se azul ou verde. Outros vegetais como a beterraba, podem realizar o mesmo processo. Algumas soluções de substâncias naturais, especialmente originárias de plantas, comportam-se como soluções de indicadores de pH:

  • A solução aquosa de chá preto - A sua solução aquosa é avermelhada/ amarelada, adquirindo cor amarelo-pálida em contacto com soluções ácidas e, cor acastanhada em contacto com soluções básicas.
  • A solução aquosa dos rabanetes - A sua solução aquosa adquire cor vermelha em contacto com soluções ácidas e, cor acastanhada em contacto com soluções básicas.
  • A solução aquosa da pera - A sua solução aquosa adquire cor vermelha em contacto com soluções ácidas e, cor verde-seco em contacto com soluções básicas.
  • A solução aquosa do chá de repolho roxo-  A sua solução aquosa adquire cor vermelha em contacto com soluções ácidas e, cor amarelo bem clara (verde inicialmente) ou azul anil em contacto com soluções básicas. A substância responsável por este comportamento é a cianidina, pertencente a família de substâncias conhecidas como antocianinas."
Fonte: wikipédia

Também sugerimos o uso do indicador de ácido-base de papel para obtenção de resultados mais precisos e para realizar comparações com os indicadores caseiros.