segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Sobre Pressão (Aula 01)

Ano: 1º Ano do Ensino Médio
Etapa: 3º Bimestre (MS)
Componente Curricular: Física
Conteúdo: Pressão Atmosférica.

Objetivos
  • Enunciar o conceito de pressão e aplicá-lo na resolução de problemas do cotidiano
  • Compreender como sistemas de baixa pressão estão associados a condições de chuva.
Carga Horária: 3 horas/aula
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1º Aula - Construindo Um Barômetro

Esse conteúdo pode ser abordado em dois momentos: dentro da Hidrostática ou dentro da Hidrodinâmica. Embora o conceito de Pressão Atmosférica seja abordado dentro Hidrostática, existem questões de natureza dinâmica como os movimentos de massas de ar. Recomendamos o professor a trabalhar esse conteúdo dentro da Hidrodinâmica, pois os alunos já terão um primeiro contato com conceito de Pressão Atmosférica e, posteriormente, iremos discutir fenômenos associados a Ciclones.

Essa primeira aula constitui na construção de um barômetro caseiro. Nós recomendamos seguir o método proposto neste vídeo:


Os alunos deverão construir seu próprio barômetro. O professor pode pedir que os alunos registrem as posições do canudo e as condições de tempo. Como a pressão atmosférica pode sofrer variações muito pequenas ao longo de alguns dias, é interessante o professor executar a demonstração de como funciona o barômetro, conforme proposto no vídeo e pedir que os alunos acompanhem o aparelho diariamente.

Como destaca a meteorologista Samantha Martins do Meteorópole: "o barômetro que proponho aqui não faz medidas (em mmHg ou hPa). Ele apenas fornece uma forma qualitativa de expressar a pressão do ar. Ou seja, para determinar se a pressão do ar medida por esse barômetro caseiro é alta ou baixa, várias medidas em dias com características diferentes (ensolarado ou chuvoso, por exemplo) deverão ser tomadas."

O professor pode usar essa atividade para retomar alguns aspectos fundamentais sobre a Pressão Atmosférica.