segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Física das Nuvens (Aula 02)


Ano: 2º Ano do Ensino Médio
Etapa: 4º Bimestre (MS)
Componente Curricular: Física
Conteúdo: Termodinâmica.

Objetivos
  • Identificar os processos termodinâmicos associados ao efeito estufa.
  • Compreender quais as causas e os efeitos das mudanças climáticas.
  • Descrever as vantagens e desvantagens da utilização de novas fontes de energia e seu impacto em uma economia sustentável.
Carga Horária: 3 horas/aula
Aulas Anteriores:  Aula 01
Próximas Aulas: Aula 03

2º Aula - Mudanças Climáticas

Após discutir o mecanismo de formação de nuvens e como os efeitos termodinâmicos contribuem para manutenção térmica da Terra, essa aula segue com a apresentação do seguinte vídeo da série Cosmos: Uma Odisseia no Espaço-Tempo.


Esse vídeo discute diversos pontos sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas. Ele ocupa o espaço de 45 minutos, o que corresponde a quase uma aula inteira.

Como desdobramento o professor pode pedir uma pesquisa (ou aplicar em forma de questionário) algumas questões como:

  1. Quais são as principais fontes de produção de energia no Brasil?
  2. Quais impactos essas fontes de geração tem no meio ambiente?
  3. Quais alternativas poderiam ser tomadas para reduzir o gasto de energia?
  4. Quais fontes de energia poderiam ser adotadas para redução da emissão dos poluentes?
O professor também pode exigir uma pequena redação sobre a seguinte questão:

  1. (PISA) O ônibus de Raul, como a maioria dos ônibus, é movido por a diesel. Estes ônibus contribuem para a poluição ambiental. Algumas cidades são equipadas de bondes que são movidos por um motor elétrico. A voltagem necessária para tais motores elétricos é fornecida por cabos que passam acima dos bondes (como os dos trens elétricos). A eletricidade é fornecida por uma estação de força que utiliza combustíveis fósseis. Os defensores da utilização de ônibus elétricos nas cidades dizem que esses ônibus não contribuem para a poluição ambiental. Esses defensores de ônibus elétricos estão corretos? Explique a sua resposta.