segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Em Clima de Estatística (Aula 03)

Ano: 3º Ano do Ensino Médio
Etapa: 4º Bimestre (MS)
Componente Curricular: Matemática
Conteúdo: Estatística.

Objetivos
  • Compreender a existência de fenômenos que não podem ser descritos com precisão absoluta.
  • Compreender que o Tempo é um fenômeno caótico e só pode ser descrito por probabilidades.
Carga Horária: 3 horas/aula
Aulas Anteriores Aula 01 / Aula 02

3º Aula - O Efeito Borboleta

A Meteorologia pode ser vista como a mãe da Teoria do Caos e do Efeito Borboleta. Para essa aula sugerimos que o professor apresente dois vídeos para os alunos.

Nerdologia

Co-Ops Geek

Professor, observe que no vídeo Nerdologia o narrador comete um pequeno equívoco, ele usa várias vezes o termo "Clima" enquanto deveria usar o termo "Tempo". O Clima tem características bem-definidas, é o tempo que é caótico. Isso pode ser colocado na discussão.

Após a apresentação dos vídeos o professor pode abrir espaço para discussão sobre a Teoria do Caos e suas aplicações. Para contribuir a discussão o professor também pode aplicar a leitura do texto: Previsão meteorológica: ‘pai’ do efeito borboleta completaria hoje 96 anos que você pode acessar clicando aqui.

O objetivo é mostrar aos alunos que existem fenômenos naturais que não podem ser descritos com precisão, e por isso é comum usar a estatística e a probabilidade.