Etapa: 4º Bimestre (MS)
Componente Curricular: Física
Conteúdo: Termodinâmica.
Objetivos
- Identificar os processos termodinâmicos associados as ilhas de calor.
- Compreender quais as causas e os efeitos das mudanças climáticas.
- Descrever as vantagens e desvantagens da utilização de novas fontes de energia e seu impacto em uma economia sustentável.
Carga Horária: 3 horas/aula
Aulas Anteriores: Aula 01 / Aula 02
Aulas Anteriores: Aula 01 / Aula 02
3º Aula - Mudanças Climáticas
Após as duas primeiras etapas que empreenderam a construção da Termodinâmica aplicada aos fenômenos atmosféricos e os efeitos da intervenção antrópica, seguimos para a conclusão desse tópico abordando o fenômeno das ilhas de calor.
Para realização dessa aula propomos uma atividade experimental que deverão ser realizada pelo professor. Durante a aplicação da experiência o professor pode começar a ilustrar o que são Ilhas de Calor.
O material que servirá de suporte conceitual é o artigo Ilha de Calor: Reflexões Acerca de Um Conceito, de Edson Soares Vialho da UFV e pode ser acessado clicando aqui.
Para experiência seguimos a sugestão proposta pelo professor Alexandre Gangorra.
Materiais Necessários:
Procedimento:
Registro Fotográfico

Para realização dessa aula propomos uma atividade experimental que deverão ser realizada pelo professor. Durante a aplicação da experiência o professor pode começar a ilustrar o que são Ilhas de Calor.
O material que servirá de suporte conceitual é o artigo Ilha de Calor: Reflexões Acerca de Um Conceito, de Edson Soares Vialho da UFV e pode ser acessado clicando aqui.
Para experiência seguimos a sugestão proposta pelo professor Alexandre Gangorra.
Materiais Necessários:
- 4 garrafas PET
- 2 termômetros
- Fita adesiva transparente
- Areia fina e seca
- Água
- Tesoura
Procedimento:
- Remova os rótulos das garrafas
- Corte as bases das garrafas e descarte a parte superior de duas delas
- Preencha duas bases com areia seca e outras duas com água
- Mantenha as tampas nas garrafas
- Com um estilete ou uma tesoura faça várias aberturas retangulares na face lateral em uma das duas garrafas
- Deixe as faces da outra garrafa intactas
- Fixe os termômetros (usando fita adesiva transparente) no interior das duas garrafas
- Coloque areia seca na parte interna da base de um garrafa com aberturas retangulares e em outra sem abertura
- Coloque as duas garrafas com areia seca expostas à uma fonte luminosa: uma lâmpada incandescente (cerca de seis centímetros de distância) ou luz solar, evitando que a face dos termômetros receba a radiação direta da fonte, seja ela qual for.
Registro Fotográfico


Observe os indicadores do termômetro e o tempo em que foram deixadas expostas as garrafas. Anote os dados e repita o procedimento usando os termômetros em garrafas com água em vez de areia nos recipientes inferiores.
O experimento serve apenas como um modelo simples de visualização e compreensão da natureza do efeito estufa, demonstrando que as garrafas sem aberturas conservam mais o calor interno (semelhante a uma estufa). O uso de areia seca e água (separadamente) tem como objetivo explicar o efeito da maritimidade e da continentalidade. A água demora a se aquecer, enquanto as superfícies sólidas se aquecem rapidamente. Por outro lado, ao contrário das superfícies sólidas, a água demora irradiar (emitir raios) a energia absorvida. Em outras palavras, locais próximos de corpos hídricos serão mais úmidos e as oscilações térmicas serão menores do que locais mais distantes de corpos hídricos.
Desdobramento
Embora o foco do experimento seja o Efeito Estufa, ele também torna possível discutir o fenômeno das Ilhas de Calor. Com base nos aspectos físicos envolvidos no experimento, o professor poderá discutir o avanço das Ilhas de Calor. Como atividade o professor deve separar os alunos em grupo e solicitar que eles apresentem propostas que poderiam reduzir os efeitos negativos da urbanização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário