segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Sobre Pressão (Aula 03)

Ano: 1º Ano do Ensino Médio
Etapa: 3º Bimestre (MS)
Componente Curricular: Física
Conteúdo: Pressão Atmosférica.

Objetivos
  • Descrever como a poluição pode contribuir para a deterioração das condições de manutenção da vida na Terra.
  • Compreender como a ação do homem é responsável pelas mudanças climáticas.
Carga Horária: 3 horas/aula
Aula Anterior: Aula 01 / Aula 02

3º Aula - Poluição

Aqui apresentamos a mesma sugestão de aula que foi proposta para o segundo ano, visto que o referencial sugere a discussão dos efeitos da Poluição. Achamos que a abordagem do vídeo da série Cosmos: Uma Odisseia no Espaço-Tempo atende aos requisitos solicitados pelo referencial.


Esse vídeo discute diversos pontos sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas. Ele ocupa o espaço de 45 minutos, o que corresponde a quase uma aula inteira.

Como desdobramento o professor pode pedir uma pesquisa (ou aplicar em forma de questionário) algumas questões como:
  1. Quais são as principais fontes de produção de energia no Brasil?
  2. Quais impactos essas fontes de geração tem no meio ambiente?
  3. Quais alternativas poderiam ser tomadas para reduzir o gasto de energia?
  4. Quais fontes de energia poderiam ser adotadas para redução da emissão dos poluentes?
O professor também pode exigir uma pequena redação sobre a seguinte questão:

  1. (PISA) O ônibus de Raul, como a maioria dos ônibus, é movido por a diesel. Estes ônibus contribuem para a poluição ambiental. Algumas cidades são equipadas de bondes que são movidos por um motor elétrico. A voltagem necessária para tais motores elétricos é fornecida por cabos que passam acima dos bondes (como os dos trens elétricos). A eletricidade é fornecida por uma estação de força que utiliza combustíveis fósseis. Os defensores da utilização de ônibus elétricos nas cidades dizem que esses ônibus não contribuem para a poluição ambiental. Esses defensores de ônibus elétricos estão corretos? Explique a sua resposta.