segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Em Clima de Estatística (Aula 01)

Ano: 3º Ano do Ensino Médio
Etapa: 4º Bimestre (MS)
Componente Curricular: Matemática
Conteúdo: Estatística.

Objetivos
  • Resolver situação problema que envolva conhecimentos de estatística e probabilidade.
  • Entender o Clima como uma média de dados meteorológicos coletados ao longo de 30 anos.
Carga Horária: 3 horas/aula
Próximas Aulas Aula 02 Aula 03

1º Aula - Estatística aplicada a dados Meteorológicos

Sugerimos uma aula sobre estatística, mas aplicando a dados meteorológicos. O professor pode acessar os dados a partir da página do INMET (para acessar clique aqui), basta escolher o estado e cidade, e clicar em dados sobre o mapa.



Dentro da página de dados é possível gerar os boletins de vários períodos, basta digitar a data de início e a data de fim. Por exemplo, se o professor quiser os valores registrados do mês de setembro de 2016, basta digitar Início: 01/09/2016 - Final: 30/09/2016.

Os dados são definidos de hora em hora, lembrando que eles são padronizados segundo o UTC, então é necessário subtrair 3 horas para achar o horário de Brasília, e é necessário subtrair 4 horas para achar o horário definido em Mato Grosso do Sul.

Para essa primeira atividade sugerimos que o professor escolha cinco dias e separe a sala em cinco grupos, cada grupo sendo responsável por um dia. Para fins didáticos, o trabalho deverá ser focado nas variáveis Temperatura Inst. (Instantânea) e Umidade Relativa Inst. (Instantânea).

Professor poderá solicitar aos alunos que defina a Moda (se houver), faça o cálculo das médias, e medianas e localize os valores máximos e mínimos da temperatura e umidade relativa instantânea.


Nenhum comentário:

Postar um comentário