2º Aula - Conhecendo a Atmosfera
Para essa aula o professor precisará de acesso a internet e utilizar um Data Show, pois será necessário projetar a imagem de um simulador de condições atmosféricas, o Windytv. Para acessar o simulador basta
clicar aqui.
O Windtv é um programa profissional de simulação meteorológica e permite realizar diversos prognósticos de tempo e tem como atrativo o fato de ser bastante simples.
Interface do Windytv - Variável: Pressão
Observe a presença de um sistema de alta (anticiclone) e de um sistema de baixa (ciclone)
Abrindo o Windytv o professor poderá escolher uma gama de variáveis como Temperatura, Pressão, Vento, Chuva, Nuvens, etc. Para essa aula iremos trabalhar com Pressão, Nuvens, Chuva e Vento.
Antes de detalharmos a aula, vamos apresentar algumas propriedades do Windytv.

Nessa caixa é possível escolher a variável, a unidade de medida, o modelo de simulação e o geopotencial. Para nossa atividade iremos escolher o geopotencial "superfície", o modelo de simulação preferido pelos meteorologistas é o "GFS", porém para os objetivos pedagógicos não há diferenças significativas entre o "GFS" e o "ECMWF".Nesse exemplo estamos iniciando nossa simulação com a variável "Pressão", ao lado existe um quadro com a legenda com a unidade (hPa) e a legenda de cores. Se você clicar nesse quadro você altera a unidade. Para pressão só estão disponíveis duas unidades: hPa e mmHg (milímetros de mercúrio).

Com scroll do mouse é possível alterar o zoom. Esse efeito também pode ser feito manualmente. Basta clicar no "+" ou no "-", no canto superior direito da tela.

Na extremidade inferior temos uma linha do tempo que permite retroceder alguns dias e verificar as condições anteriores do tempo e também permite avançar dando um prognóstico do tempo.
Recomendamos o professor mexer no programa para se familiarizar com sua interface e funções básicas antes de apresentar para turma.
Apresentando o Windytv para os Alunos
Inicialmente o professor deve falar sobre o programa e qual a sua finalidade. Essa explanação inicial é necessária para mostrar aos alunos que é uma ferramenta gratuita e profissional e que eles também podem fazer uso para estudo e realização de pequenas previsões do tempo.
Para começar a aula o professor deve selecionar a variável "Pressão". Aqui o professor tem a oportunidade de relembrar o que é a Pressão Atmosférica e sua importância.
O professor deve percorrer, no hemisfério sul, pelos ciclones e anticiclones. Ciclones são regiões cuja a circulação do ar ocorre no sentido horário e apresentam baixa pressão, por isso são chamados de Sistemas de Baixa Pressão ou, de maneira sucinta, Sistemas de Baixa.
Sobre um ciclone o professor pode mudar as variáveis. Por exemplo, selecionando Nuvens e Chuva, ele pode mostrar aos alunos que em sistemas de baixa vem acompanhados de muita nebulosidade e chuvas. O professor também pode mostrar a velocidade do vento e explicar a relação entre os ciclones e os furacões.
Após essa explanação o professor deve buscar um anticiclone, ou seja, regiões onde a circulação ocorre no sentido anti-horário e apresentam alta pressão, por isso são chamados de Sistemas de Alta Pressão ou, de maneira sucinta, Sistemas de Alta.
Sobre um anticiclone o professor pode mudar as variáveis. Por exemplo, selecionando Nuvens e Chuva, ele pode mostrar aos alunos que em sistemas de alta apresenta baixa nebulosidade e não tem ocorrência de chuvas. O professor também pode mostrar a velocidade do vento e comparar com os ciclones.
Se o professor quiser ele pode explorar o Hemisfério Norte e mostrar que nessa região da Terra ocorre uma inversão: ciclones (sistemas de baixa) giram no sentido anti-horário e anticiclones (sistemas de alta) giram no sentido horário. Aqui o professor pode falar um pouco sobre a a força de Coriolis, que é influenciada pela rotação da Terra e age diretamente sobre o movimento das massas de ar.
O principal objetivo dessa aula é fornecer compreensão para os alunos de termos empregado nos boletins meteorológicos como Sistemas de Alta e Sistema de Baixa e qual condição meteorológica está associado a estes fenômenos.
No final da aula o professor também pode discutir como usar a linha do tempo e fazer pequenas previsões de chuva, temperatura, nebulosidade e vento.